Centro de Especialidades em Medicina Veterinária
Atendimento 24 horas

Especialidades

Oncologia

O câncer é um termo que engloba várias doenças proliferativas, e ocorre quando uma célula normal do organismo sofre uma mutação do seu material genético perdendo o controle de proliferação e crescimento. O câncer tem origem multifatorial como por exemplo, componentes genéticos, exposição à carcinógenos (sol, produtos químicos), envolvimento com vírus e outros fatores desconhecidos. Vale ressaltar que as causas de câncer nos animais são as mesmas dos humanos e os nossos melhores amigos necessitam dos mesmos cuidados que um paciente humano. Os proprietários, guardiões da vida de seus filhos de quatro patas, devem estar atentos a sinais e sintomas como o aumento de volume que persista ou continue crescendo, feridas que não cicatrizam, perda de peso, perda de apetite, sangramentos, dificuldade de se alimentar, intolerância ao exercício, claudicação persistente, dificuldade de urinar ou defecar e etc.

O tratamento do câncer nos animais vem se concretizando na última década em paralelo ao tratamento oncológico em humanos, com algumas diferenças. Uma importante diferença no tratamento de humanos e animais é o objetivo da terapia, em humanos, muitos casos são curados e as pessoas tratadas vivem por muito tempo, e por essa razão o tratamento do câncer em humanos é agressivo e as pessoas têm muitos efeitos colaterais. Nos animais, o tratamento está direcionado em aumentar o tempo de vida, visando sempre a QUALIDADE e o CONFORTO do paciente. A intenção é conseguir a remissão clínica completa da doença, ou fazer com que o animal tenha uma vida muito próxima do normal, sem as consequências diretas do tumor.  Neste contexto o grande lema do serviço de Oncologia da WESTACARE não é dar somente dias de vida aos animais oncológicos e sim DAR VIDA A ESTES DIAS.

Para melhor atender o seu melhor amigo, o serviço de Oncologia da WESTCARE conta com um Oncologista Veterinário Especialista que trabalha em intima parceria com os cirurgiões, pois, muita vezes, além do tratamento antineoplásico com quimioterapia faz-se necessário a remoção cirúrgica destas células acometidas.

Dr. Rafael de Aquino Mazzêo

Dr. Rafael de Aquino Mazzêo

Membro efetivo da equipe West Care.