Centro de Especialidades em Medicina Veterinária
Atendimento 24 horas

Especialidades

Cardiologia

Em animais de companhia é muito frequente o surgimento de doenças que comprometam o sistema cardiovascular, principalmente, na idade senil. Sendo assim, com o aumento da expectativa de vida dos nossos animais, atualmente é frequente observarmos diversas alterações que afetem o coração. Assim como na Medicina Humana, normalmente tal alteração é percebida/diagnostica por um clínico geral e o paciente é posteriormente encaminhado ao especialista. 

Os cardiologistas  veterinários são profissionais que buscam a especialização através de pós-graduação, cursos e residências e dessa forma são os mais indicados para conduzirem esses casos.

Das principais enfermidades cardiológicas que possam afetam cães e gatos,  destacam-se as doenças valvares e estruturais no músculo cardíaco como as endocardioses e cardiomiopatias. Ademais, é importante que fiquemos atentos a sinais como tosse, engasgos, desmaios e cianose (língua roxa) e intolerância ao exercício.

O proprietário dos animais têm total responsabilidade em procurar avaliações geriátricas, incluindo o exame cardiovascular, a partir de 8 anos de idade. Assim como qualquer doença, quanto mais precoce for diagnosticado o problema cardiovascular, maiores são as chances de êxito e expectativa de vida.

Os recursos disponíveis em hospitais e clínicas humanas atualmente também estão disponíveis na Medicina Veterinária, principalmente, exames de apoio diagnóstico cardiológicos como eletrocardiografia e ecocardiografia.  O tratamento farmacológico é o mais utilizado em animais de companhia, entretanto, a área de cirurgia cardíaca atualmente têm obtido resultados promissores e animadores com a implantação de marcapassos e troca de valvas enfermas.

Dra. Caroline Medeiros Bastos

Dra. Caroline Medeiros Bastos

Membro efetivo da equipe West Care.