Centro de Especialidades em Medicina Veterinária
Atendimento 24 horas

Blog

Posso dar OSSO ao meu cachorro?
05/08/2014

Posso dar OSSO ao meu cachorro?

Neste final de semana, a equipe cirúrgica da Westcare se deparou com um animal apresentando obstrução da saída do estômago em função de um osso de "rabada". O mesmo foi cirurgicamente removido e o animal está fora de risco. Aproveitando o ensejo, lançamos o seguinte questionamento... 

Posso dar OSSO ao meu cachorro?

Muitas pessoas acreditam que estão dando um super presente ao cachorro quando oferecem os ossos do fim da refeição. Temos um aviso: CUIDADO!!!

Em particular os ossos presentes nos “restos” são justamente os mais perigosos. Depois de cozidos ou fritos, os ossos mudam de estrutura e se tornam mais suscetíveis para se quebrarem.

Ao analisar a poderosa mandíbula do cachorro, que por vezes tem a mordida com uma força de algumas centenas de quilos, é fácil perceber que aquele osso dado será partido em pequenos pedacinhos, provavelmente com extremidades pontiagudas as quais podem causar inúmeros danos ao animal. 

Alguns desses pedaços podem danificar seriamente o seu cão, sendo necessário intervenção cirúrgica, e em alguns, o animal pode sim ser levado à óbito.

Danos aos dentes, boca, obstrução na traquéia, obstruções na saída do estômago e intestinos, perfurações e etc.

Vômitos, sangramento retal, diarreia, constipação e sensibilidade abdominal são frequentemente observados nestes animais. Se o seu cão apresentar qualquer um desses sintomas, leve-o URGENTE ao veterinário.

Alguns veterinários defendem que os ossos crus são seguros de serem oferecidos para os cães, já que são completamente digestíveis, não se quebram normalmente (apesar de existir sim a possibilidade) e ricos em cálcio e fósforo.

O indicado é procurar um veterinário antes de oferecer ossos para seu cão, assim ele irá guiá-lo em quesitos como se você deve ou não oferecer ossos, quais tipos ossos devem ser dados para o seu cachorro (levando em consideração, por exemplo, o tamanho do animal) e como é o modo de preparo.

Dr. Rodrigo Mencalha

Dr. Rodrigo Mencalha

Membro efetivo da equipe West Care.

Deixe um Comentário