Centro de Especialidades em Medicina Veterinária
Atendimento 24 horas

Blog

Clínica Veterinária Westcare na Campanha de Sobrevivência a SEPSE em Medicina Veterinária
11/08/2014

Clínica Veterinária Westcare na Campanha de Sobrevivência a SEPSE em Medicina Veterinária

Na última sexta-feira 8 de Agosto a Clínica Veterinária Westcare marcou presença no II Simpósio de Sepse em Medicina Veterinária no Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Representada pelo Dr. Rodrigo Mencalha,  o tema Antimicrobianos na Sepse foi precisamente discutido e a urgente quebra de paradigma em sua terapêutica apresentada pelo mesmo. De acordo com chefe do serviço de Anestesiologia da Westcare o uso precoce de antibióticos ainda na primeira hora de diagnóstico da sepse pode salvar muitas vidas e evitar os efeitos devastadores sobre o organismo dos animais. "É necessário que o Médico Veterinário se qualifique e entenda de uma vez por todas que a sepse é um grande problema de saúde pública em seres humanos e da mesma forma pode acometer os nossos filhos de quatros patas. O papel do Clínico Geral no pronto atendimento é fundamental para que a partir do diagnóstico possa inserir precocemente o uso de antibióticos e fluidos". Ainda de acordo com o Dr. Rodrigo Mencalha a sepse é uma enfermidade capaz de tirar mais vidas que o câncer e o infarto agudo do miocárdio. 

Na Medicina Veterinária de pequenos animais são causas comuns de SEPSE: a piometra (infecção do útero), gastroenterites, pneumonias, infecções urinárias (cistites e infecções renais), abscessos na pele, a doença do carrapato e etc. Porém, qualquer infecção localizada pode suscitar resposta inflamatória generalizada que requer reconhecimento precoce e tratamento de suporte agressivo. Animais jovens, idosos, gestantes, e com doenças pré-existentes (câncer, diabéticos, hiperadrenocorticismo, hipotireoidismo) possuem uma defesa imunológica deficiente e por esta razão são mais gravemente acometidos.

Em parceria com os colegas Edgard Salomão Júnior e Carmen Helena Vasconcellos do Hospital Veterinário Botafogo e José Luis Lopes da Clínica Veterinária Coelho Neto a equipe da Clínica Veterinária Westcare adere a “Campanha Sobrevivendo à Sepse” e suas diretrizes de modo que a compreensão e o tratamento desta entidade possa salvar muitas vidas. 

Dr. Rodrigo Mencalha

Dr. Rodrigo Mencalha

Membro efetivo da equipe West Care.

Deixe um Comentário