Centro de Especialidades em Medicina Veterinária
Atendimento 24 horas

Blog

Atendimento do Paciente Crítico Neonatal
06/06/2014

Atendimento do Paciente Crítico Neonatal

Durante esta semana a equipe da Clínica Veterinária Westcare recebeu um lindo Bull Terrier, nascido no mesmo dia, o qual fora ferido por sua mãe no momento da amamentação. Esse cãozinho chamado Valente sofreu um grande trauma abdominal com exposição de alguns órgãos da região. O atendimento emergencial realizado pelo clínico veterinário foi de suma importância para o desfecho positivo deste complexo caso clínico-cirúrgico. Neste momento, o trabalho em equipe reuniu os diversos setores da clínica e todos se mobilizaram em prol da vida do Valente, afinal de contas, a equipe se deparou com um recém nato com iminente risco de morte.

Após a precisa determinação da magnitude do trauma, verificado pelos profissionais do Serviço de Diagnóstico por Imagem, Valente, nas suas primeiras horas de vida, começaria uma verdadeira batalha contra a morte enfrentando um minucioso procedimento cirúrgico e a tão temida anestesia geral.

A anestesia de um neonato possui diversas complicações, pois, até cerca de 120 dias de vida ainda encontram-se imaturos o sistema hepático (local de metabolização dos anestésicos), centro de termorregulação (controle da temperatura corporal), controle de pressão arterial e etc. Dessa forma, a experiência do profissional, somado a toda tecnologia disponível no centro cirúrgico é de suma e vital importância para o êxito do procedimento. 

Assim como a anestesia, o trabalho dos cirurgiões é fundamental para a resolução do problema, e, vale ressaltar, que este animal de 100 gramas exigiu um grau de capacitação incrível por parte da equipe cirúrgica. Como mencionado na medicina humana, cada minuto nestas situações é considerado um minuto de ouro. 

Após toda a dedicação da equipe Westcare Valente recebeu alta cerca de 24 horas após o primeiro atendimento e a grande mensagem que todos os membros da equipe receberam durante este período foi a importância do trabalho em conjunto. 

Do atendimento clínico ao pessoal da imagem, enfermagem, internação e equipe cirúrgica e nosso MUITO OBRIGADO.

Em prol da Medicina Veterinária deixemos os nossos egos e vaidade de lado de modo que o TODO seja sempre a marca principal do nosso trabalho. Como já dizia Platão "a cura de inúmeras doenças é desconhecida dos médicos, pois, eles ignoram o conjunto" e decorridos mais de 2 mil anos a maioria das escolas médicas funcionam com o sistema de divisão de disciplinas com pouca INTERDISCIPLINARIDADE.  Aqui na WestCare você pode encontrar um conjunto de profissionais trabalhando em equipe para oferecer o que tem de mais avançado na Medicina Veterinária.

Para o alto e avante MEDICINA VETERINÁRIA.

Dr. Rodrigo Mencalha

Dr. Rodrigo Mencalha

Membro efetivo da equipe West Care.

Deixe um Comentário